segunda-feira, 9 de julho de 2012

Vídeos matemáticos para assistir (parte 2)


Em postagem anterior eu apresentei links para alguns vídeos que, na minha opinião, são bem interessantes. Dando continuidade a esta ideia, apresento a seguir mais algumas indicações, todas provenientes do mesmo site: http://www.ted.com/


Logotipo da fundação - extraído do site Wikipédia
TED (acrônimo para Technology, Entertainment, Design; Tecnologia, Entretenimento, Design em português) é fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos mais conhecida por suas conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos destinadas à disseminação de ideias. Segundo as palavras da própria organização, "ideias que merecem ser disseminadas". Suas apresentações são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na Internet. (Wikipédia)

Observação: a opção de ativar legendas aparece no lado inferior direito do vídeo. Daí é só escolher o seu idioma (português, presumo) dentre as dezenas de possibilidades. Aqui estão os links:

No TED2010, o lendário matemático Benoit Mandelbrot desenvolve um tema que ele discutiu primeiramento no TED em 1984 – a complexidade extrema da rugosidade, e o modo como a matemática fractal pode encontrar organização em padrões que parecem desconhecidamente complicados.

O mundo gira em torno de simetria - desde o spin de partículas subatômicas até a beleza estonteante de um arabesco. Mas há nisso mais do que o olho pode ver. Aqui, o matemático de Oxford, Marcus du Sautoy, oferece um vislumbre dos números invisíveis que une todos os objetos simétricos.

Terry Moore: Por que o X é o desconhecido?
Por que X é o símbolo para o desconhecido? Nesta curta e divertida conversa, Terry Moore dá a surpreedente resposta.

Arthur Benjamin faz "Matemágica"
Em um show empolgante, o matemágico Arthur Benjamin compete com um time de calculadoras para elevar números de 3 dígitos ao quadrado, soluciona outra equação enorme de cabeça, e adivinha alguns aniversários. Como ele faz tudo isso? Ele vai lhe contar.

O currículo de matemática de hoje está ensinando os alunos a esperarem  e ficarem muito bons em – exercícios de colorir os números, furtando das crianças uma habilidade mais importante do que resolver problemas: a de formulá-los. No TEDxNYED, Dan Meyer mostra exercícios de matemática testados em sala de aula que estimulam os estudantes a pararem e pensarem.

Conrad Wolfram: Ensinando às crianças matemática de verdade com computadores
De foguetes ao mercado de ações, muitas das criações mais eletrizantes da humanidade dependem da matemática. Então por que as crianças perdem interesse por ela? Conrad Wolfram diz que a parte da matemática que ensinamos  o cálculo manual – não é apenas tedioso, é principalmente irrelevante à matemática real e ao mundo real. Ele apresenta a sua ideia radical: ensinar matemática às crianças através da programação de computadores.

Salman Khan fala sobre como e porquê ele criou a incrível Khan Academy, um série de vídeos educacionais cuidadosamente estruturada que oferece matérias completas de matemática e, agora, de outras disciplinas. Ele mostra o poder dos exercícios interativos, e pede que os professores considerem inverter o modelo tradicional da sala de aula – dar aos estudantes vídeo-aulas para assistir em casa, fazer a 'lição de casa' na sala de aula com o professor disponível para ajudar.

O leitor que "descobrir" algum vídeo interessante (de tema correlato) neste site, faça-nos o favor de compartilhá-lo conosco através dos comentários.

*Caso eles existam, apreciarei se erros de qualquer natureza (conceitual, de digitação, de escrita, matemáticos ou não) sejam apontados. Neste caso, entre em contato aqui.

2 comentários :

Atualizações dos nossos parceiros: