terça-feira, 26 de junho de 2012

Como é que se escreve isso em Latex?

$$ \LaTeX $$

Como a maioria dos blogueiros matemáticos (e dos autores de textos científicos) deve saber, a linguagem Latex é muito útil para produzir toda sorte de fórmulas e caracteres matemáticos. Por exemplo, se o indivíduo está interessado em expressar o Teorema de Pitágoras ele pode utilizar comandos comuns do teclado e escrever:

a² = b² + c²

Por outro lado, utilizando a linguagem Latex, ele pode obter o seguinte:

$$ a^2 = b^2 + c^2$$

Neste caso a linguagem Latex não parece ser tão importante, pois olhando para as fórmulas acima pode-se, apenas, notar uma diferença estética entre elas. Entretanto, um problema surge quando o indivíduo necessita escrever uma fórmula mais complicada. De fato, não seria possível utilizar os comandos básicos do teclado para escrever algo semelhante a isto:

$$ \int_a^b f(x) dx = \lim_{n\rightarrow \infty} \sum_{i=1}^nf(x_i) \Delta x $$

Podemos, assim, ter um vislumbre da utilidade da linguagem Latex. Vale ressaltar que na internet se pode achar inúmeros sites e apostilas que, com propriedade, falam sobre este tema. O objetivo desta postagem não é, portanto, oferecer qualquer introdução relativa a este assunto. Por hora, nossa intenção é apresentar uma particular página da rede que pode, segundo o nosso entendimento, ser muito útil para aqueles que, em algum momento, se deparam com a necessidade de utilizar a mencionada linguagem.

Creio eu que todo iniciante em Latex já se perguntou "como é que se escreve tal símbolo em Latex mesmo?" (afinal, imagino que antes de começar a praticar ninguém tem o hábito de decorar algumas dezenas de páginas...). Creio também que isto pode ocorrer inclusive com os veteranos, afinal ninguém é infalível e, às vezes, pode precisar dar uma ajudinha para a memória.

Bom, há pelo menos dois modos de sanar esta dúvida quando ela surge:

1º Modo (chato): consultar uma lista gigante.

2º Modo (legal): visitar o site http://detexify.kirelabs.org/classify.html

Este site apresenta uma área na qual você pode desenhar, através do mouse, o caractere desejado. Após desenhar, surge no lado direito da tela uma lista com várias sugestões.

Vejamos um exemplo: supõe que eu queira o código Latex correspondente ao símbolo "menor do que ou igual a". Basta eu desenhá-lo dentro do quadrado, esperar alguns segundos até que meu rabisco seja identificado e, enfim, obter as sugestões:

Imagem do site detexify (que encontra o código latex para determinados caracteres a partir de desenhos feitos com o mouse)

No caso do exemplo, eu poderia escolher o comando \leq.

Mas se você gosta de listas, não se preocupe, pois este mesmo site lhe disponibiliza uma (bem grade!).

Referência: Revista Matemática Universitária, número 46.
Erros podem ser relatados aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Atualizações dos nossos parceiros: