segunda-feira, 11 de abril de 2011

Equações Diferenciais Ordinárias: variáveis separáveis - Exercício 2 (passo a passo)/Parte 4



Referência:
STEWART, James. Cálculo. Volume 2. 5. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.


*Erros podem ser apontados aqui.
_______________________________________________________

VEJA OUTROS EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DE EDO:


_______________________________________________________

13 comentários :

  1. Eu acho que voces professores nao sabem explicar como resolver uma equação diferencial Está muito complicado Quanto mais sabem mais complicam e o aluno nao entende nada . Mude de simvologia e explique a resolução passo a passo. nao ficou nada claro se eu fuzer sózinho nao consigo e nem sei do que se trata. Não ha uma lógica matemática nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hamilton. Sinto muito por sua expectativa não ter sido correspondida. Tentarei ser mais claro das próximas vezes.

      Obs: para poder resolver uma equação diferencial é necessário saber resolver integrais (no exercício acima, por exemplo, da sexta linha em diante tudo o que se aplicou foi conhecimentos de cálculo integral). Por isso, se você não entendeu nada do que está escrito deixo a dica para rever o conteúdo de cálculo. Dúvidas específicas podem ser deixadas como comentário que, dentro do possível, eu respondo.

      E creio que conseguir resolver, saber aplicar as regras, mas não saber o que está fazendo é um problema grave (a postagem acima não entrou neste mérito; nela supomos que o indivíduo saiba o que é uma equação diferencial e o que significa resolver uma equação diferencial e, por conseguinte, o que é uma solução de uma equação diferencial). Abraço.

      Pedro R.

      Excluir
    2. O Hamilton Gil de Oliveira não sabe o que é Cálculo Diferencial e Integral e, fica culpando o professor por não te entendido nada. O Pedro fui muito polido (deveria ter dito com todas as letras): vai estudar burro, para depois criticar os outros. Vou colocar no anômimo pois não consigo publicar de outra maneira, mas sou maurovendruscolo@yahoo.com.br

      Excluir
    3. O Hamilton Gil de Oliveira não sabe o que é Cálculo Diferencial e Integral e, fica culpando o professor por não te entendido nada. O Pedro fui muito polido (deveria ter dito com todas as letras): vai estudar burro, para depois criticar os outros. Vou colocar no anômimo pois não consigo publicar de outra maneira, mas sou maurovendruscolo@yahoo.com.br

      Excluir
  2. Gostei muito da explicação,pude tirar vantagem, claro e objetivo... Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Ei professor vi o aviso mais tenho um trabalho para entregar e não tenhu certeza se fiz o certo lhe pesso sua ajuda por favor ! Numa lavoura infestada por certos insetos indesejados, sabe-se que tais
    insetos se roproduzem de forma que sua popula c~ao dobra a cada dia. O dono
    desta lavoura deseja aplicar um veneno, o qual promete matar 1000 desses
    insetos no primeiro dia, 2000 no segundo, 3000 no terceiro...
    Com base nas informa cões acima:
    a) Escreva uma EDO, cuja solu c~ao descreva a quantidade de insetos em
    fun c~ao do tempo;
    b) Esboce um campo de dire c~oes para tal EDO;
    c) Encontre a solu c~ao geral desta EDO;
    d) Diga o que acontece com tal solu cão se t ! 1;
    e) Se o propriet ario come cou a aplicar tal veneno quando a popula cão era
    de 500 000 insetos, este ser a su ciente para eliminar completamente
    tais insetos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fiz que (dy/dt= 2y-1000t )y para população e t pata numero de dias ! a solução fikou 500t+250+C e^2t = olha para mim por favor!

      Excluir
    2. Olá Alex. Interpretando $$\frac{dy}{dx}$$ como taxa de variação, me parece que faz sentido escrever $$\frac{dy}{dt} = 2y - 1000t$$ ( = crescimento - decrescimento). Observe que, neste caso, $$t=0$$ é o momento no qual o veneno é aplicado, $$t=1$$ é um dia após a aplicação do veneno (ou seja, $$y(1)$$ é a quantidade de insetos após $$1$$ dia) e assim por diante. A solução desta equação de fato é $$y = 500t + 250 + C e^{2t}$$. Portanto, creio que você resolveu corretamente. Se este não for o caso, deixe um comentário aqui no blog quando seu professor corrigir o trabalho. Abraço. Pedro R.

      Excluir
  4. Sim póde deixar professor demorei muito para chegar nessa equação tomara q esteje correta muito obrigado !!! Desculpe a molação !

    ResponderExcluir
  5. Professor, oque precisamos é de formas mais simples de resolução,nao que a sua nao esteja, a questao é que muita gente sabe pouco sobre integral,e as equações diferencial é na maior parte so integral.tente fazer um video mais detalhado,explica o porque disso e daquilo,é assim que aprendemos,desculpe a cinseridade e paraben tbm pela sua iniciativa de ensinar.

    ResponderExcluir

Atualizações dos nossos parceiros: