Avisos:

- TALVEZ VOCÊ TENHA PROBLEMAS PARA VISUALIZAR AS EQUAÇÕES DESTE BLOG. NO CHROME PODE SER NECESSÁRIO CLICAR NO "ESCUDO" (AO LADO DA ESTRELA DOS FAVORITOS, NO CANTO SUPERIOR DIREITO DA PÁGINA) E SELECIONAR "CARREGAR SCRIPT NÃO SEGURO". NO FIREFOX E NO EXPLORER PARECE QUE NÃO HÁ PROBLEMAS (MAS NO EXPLORER ELAS FICAM MAIS FEIAS).

- Enquanto este aviso permanecer aqui, pedidos de soluções de problemas enviados pelos leitores (em comentários e/ou e-mail e/ou através do contato) não estarão sendo respondidos. Os demais comentários poderão ser respondidos, entretanto não de modo imediato (isto é, pode demorar dias).

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Qual é a origem e o significado do termo Matemática?


Desde o nome, a matemática é uma criação grega
(Irineu Bicudo)


Parece-me conveniente que a primeira postagem publicada no Blog Manthano justifique seu nome. Contudo, o pequeno texto que se segue não só irá cumprir esta tarefa como também irá responder qual é a origem e o significado do termo matemática (etimologicamente falando).

Manthano (μανθάνω), palavra que nomeia o Blog, é um verbo grego que significa "aprender".

Deste verbo deriva o substantivo mathema (μάθημα) cujo significado é "o resultado da ação de aprender".

O plural de mathema é mathemata (μαθήματα) cujo significado é "o conjunto das coisas aprendidas". 

Do substantivo mathema deriva um adjetivo, que na forma feminina é escrito como mathematike (μαθήματική). Este adjetivo vinha acompanhado do substantivo texni (τέχνη) que por sua vez significa "arte".

A expressão mathematike texni tem então o seguinte significado: "a arte das coisas que são aprendidas". 

Com o passar do tempo o substantivo texni deixou de ser escrito e o adjetivo mathematike (no português matemática) se transformou no substantivo que hoje nomeia a bem conhecida ciência que alguns tanto gostam e outros detestam.

É esta, pois, a origem do termo matemática!


Gostou desta postagem? Então siga o Blog e deixe comentários.

Referência:

Estas informações foram transcritas da primeira parte da palestra "Geometria Grega", apresentada pelo professor Irineu Bicudo (que recentemente traduziu diretamente do grego antigo para o português a obra Os Elementos, de Euclides de Alexandria).

*Caso eles existam, apreciarei se erros de qualquer natureza (conceitual, de digitação, de escrita, matemáticos ou não) sejam apontados. Entre em contato aqui.

4 comentários :

  1. Haha, muito legal!
    Bom blog, continue!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio Vini!

    Visite o BLOG MANTHANO mais vezes.

    ResponderExcluir
  3. A explicação é interessante. Você quer saber o que é a matemática do ponto de vista da natureza? Você quer saber se Deus é matemático? Então, visite: http://dicasdojairo.blogspot.com/p/deus-e-matematico.html

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela Visita, Jairo Alves.
    Sim eu gostaria de saber! Certamente visitarei seu blog.
    Abraço.
    Pedro R.

    ResponderExcluir

Atualizações dos nossos parceiros:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...